quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Apresentação do Blog

Preservar a memória e homenagear, estes são os propósitos do blog “Os Gigantes da Colina”. Não se pode deixar cair no esquecimento tudo o que foi feito por grandes jogadores que vestiram o manto cruzmaltino. Jogadores que se destacaram pela técnica e/ou pela raça, pelo amor à camisa, por um gol inesquecível, uma defesa memorável... enfim, atletas que se transformaram em verdadeiros Gigantes da Colina.

Muitos deles eu não vi em ação, pois comecei a acompanhar futebol em 1976, quando tinha meus oito anos de idade. Mas li um pouco sobre o passado do meu time de coração e é pelos relatos de jornalistas, escritores, torcedores (ilustres ou não) que fui elaborando uma lista com cerca de 100 nomes (na verdade, um pouco mais) que serão homenageados nesse blog.

(algumas "figurinhas carimbadas" da História do Vasco)
Jaguaré, Fausto, Domingos da Guia, Barbosa, Ademir Menezes, Danilo Alvim, Chico, Ipojucã, Bellini, Orlando Peçanha, Sabará, Pinga, Brito, Andrada, Zanata, Marco Antônio, Roberto Dinamite, Geovani, Romário, Edmundo, Carlos Germano, Mauro Galvão, Juninho Pernambucano... ... e tantos outros ídolos serão relembrados através de imagens e textos obtidos nas pesquisas feitas em revistas, livros, crônicas, sites, blogs e jornais.

(um filme que se repete: a formação de equipes vitoriosas!)

O embrião desse blog foi o orkut. Em agosto de 2008 (110 anos do Vasco), iniciei a construção de álbuns em meu perfil no orkut tentando contar um pouco da História do Vasco, seus craques e as muitas conquistas. E foram quase mil imagens, em dez álbuns, com alguns comentários, pequenos textos, registrando momentos marcantes do clube de São Januário. Foi uma boa forma de viajar no tempo, de curtir as lembranças, de conhecer fatos de épocas que não vivi. E durante esse período fiz alguns amigos vascaínos que participavam opinando, deixando alguns comentários nos álbuns, enviando imagens... companheiros de comunidades sobre futebol (como a FTT – Futebol de Todos os Tempos e ainda as comunidades do Vasco). Surgiram também os amigos virtuais de blogs e sites com os quais pude manter algum contato sempre tendo o futebol e, principalmente, o Vasco como tema principal.



Portanto, quero aproveitar para deixar registrado o meu agradecimento aos companheiros vascaínos que de algum modo colaboraram, mesmo que indiretamente, para que “Os Gigantes da Colina” surgisse. Os jornalistas Luiz Otávio Coutinho e Francisco Tadini que tive o prazer de conhecer na comunidade FTT (orkut); o Airton Leitão, também da FTT, que teve a felicidade de ver em ação os craques do Expresso da Vitória; o ex-goleiro Valdir Appel com seus livros e o excelente blog “Na Boca do Gol”; o engenheiro vascaíno Mauro Prais responsável pelo fantástico acervo do site hospedado no NETVASCO; o fotógrafo Paulinho de Castro; o torcedor Dário Lourenço Junior e outros amigos (parceiros virtuais) com os quais pude trocar opiniões e arquivos de imagens, compartilhar a paixão pelo C. R. Vasco da Gama. Ah, e não posso deixar de mencionar que a leitura dos ótimos textos do jornalista Sérgio Cabral, do músico Aldyr Blanc, bem como os livros do Roberto Sander, do Abraham Bohadana, entre outros, foram e serão sempre fundamentais!


Todos me abasteceram com informações que me fizeram perceber o quanto ainda tenho para conhecer sobre o meu time de coração (quanto mais se aprende, mais se percebe o quão pouco sabemos em comparação ao que ainda nos resta aprender). Ao mesmo tempo, aumentaram o meu desejo de criar esse blog!




3 comentários:

  1. Oi mano,
    Estou vendo que anda progredindo.
    Abração,
    Benja

    ResponderExcluir
  2. Grande Ricardo,
    Somente um coração apaixonado pelo Vasco, poderia fazer um espaço como este, que relembra a grande história desse clube tão rico em craques e momentos inesquecíveis, que resgata nossos sentimentos e mostra aos mais novos a grandeza do nosso querido Gigante da Colina...
    PARABÉNS!!!
    José Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho Ricardo! Tudo muito bem escrito e organizado. Torço para que tenha o blog bastante divulgado.
    Saudações vascaínas!!

    Victor Louzada

    ResponderExcluir