sábado, 19 de março de 2011

OS DEZ MAIS

Esperei ansiosamente a publicação do livro... o lançamento está previsto para dia 28 de março, mas fiz a compra pela internet e acabo de receber o meu exemplar. Que maravilha! Sinto-me como criança diante do brinquedo tão desejado!...




Ainda não li o livro por inteiro. Fui rapidamente passando os olhos, lendo pequenos trechos, sem saber exatamente por onde começar a leitura... Barbosa?! Dinamite?! Ademir?! Juninho?!... Eternos Gigantes!... Resolvi saborear a apresentação do livro, a tradicional “orelha do livro” e a reproduzo abaixo, como um convite aos amigos vascaínos para que adquiram seus exemplares.



Os autores

---------ORELHA DO LIVRO ---------
Um dos livros mais aguardados da Coleção Ídolos Imortais, Os dez mais do Vasco da Gama traduz, com excelência, toda a força e o vigor do vitorioso futebol brasileiro. Conhecer melhor a história vascaína, através de seus grandes craques, é uma forma de exaltar o que de melhor foi produzido nos gramados do país.

No estádio de São Januário – sua construção foi uma resposta aos que, na época, ainda duvidavam da vocação de grandeza do clube -, ao longo de muitas décadas, desfilaram jogadores emblemáticos, ídolos incontestáveis não só dos torcedores cruzmaltinos, mas de todos aqueles que admiram o futebol no seu estado mais puro.

Neste livro, escrito a quatro mãos pelos experientes jornalistas Claudio Nogueira e Rodrigo Taves, o leitor poderá viajar no tempo. Reviverá as defesas seguras e acrobáticas do inigualável Barbosa; a postura sóbria e elegante do mestre Danilo Alvim; as intervenções impecáveis do raçudo Bellini e do clássico Orlando Peçanha, talvez a melhor dupla de zagueiros da história do futebol brasileiro; os gols dos implacáveis Ademir, Vavá, Roberto Dinamite, Edmundo e Romário, artilheiros que estão, sem dúvida, entre os maiores de todos os tempos; e os toques precisos e hábeis de Juninho Pernambucano.

É uma seleção de ídolos para ninguém botar defeito. Atletas que vestiram e dignificaram a camisa vascaína. Atletas que ajudaram a fazer do futebol uma verdadeira arte. Atletas que não podem ser esquecidos, sobretudo pelos que vibraram pelo Clube da Colina.

Nas páginas, o torcedor vascaíno poderá, acima de tudo, entender a sua própria paixão, redescobrir a essência do time que escolheu para guardar em seu coração. Para as antigas gerações, é a melhor oportunidade para relembrar dias inesquecíveis de glórias, e, para as novas, é a chance de conhecer melhor a trajetória dos jogadores que mais contribuíram para o fortalecimento de um verdadeiro gigante do nosso futebol. (texto de apresentação do livro)




A eleição

Como de costume nos livros da Coleção Ídolos Imortais, a escolha dos “dez mais” é uma responsabilidade compartilhada por jornalistas convidados, além dos autores, para tornar a seleção mais democrática.

A eleição dos dez jornalistas ficou assim:

Claudio Nogueira – Ademir Menezes, Barbosa, Bellini, Danilo, Edmundo, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, Mazinho, Roberto Dinamite e Romário.

Daniel Pereira - Ademir Menezes, Carlos Germano, Edmundo, Friaça, Juninho Pernambucano, Alcir, Roberto Dinamite, Romário, Sabará e Vavá.

Fábio Tubino – Ademir Menezes, Geovani, Barbosa, Bellini, Edmundo, Juninho Pernambucano, Orlando Peçanha, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

Hugo Lago – Ademir Menezes, Augusto, Bellini, Carlos Germano, Danilo, Juninho Pernambucano, Mazinho, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

João Ernesto Ferreira – Paschoal, Russinho, Fausto, Barbosa, Ademir Menezes, Danilo, Bellini, Roberto Dinamite, Romário e Edmundo.

Lédio Carmona - Ademir Menezes, Andrada, Barbosa, Chico, Danilo, Edmundo, Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

Rafael Marques – Ademir Menezes, Barbosa, Danilo, Dirceu, Edmundo, Juninho Pernambucano, Orlando Peçanha, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

Rodrigo Campos - Ademir Menezes, Barbosa, Bellini, Edmundo, Ipojucan, Juninho Pernambucano, Mauro Galvão, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

Rodrigo Taves – Ademir Menezes, Barbosa, Danilo, Bellini, Orlando Peçanha, Vavá, Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite, Edmundo e Romário.

Tárik de Souza - Ademir Menezes, Almir Pernambuquinho, Barbosa, Bellini, Danilo, Edmundo, Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite, Romário e Vavá.

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Os eleitos: BARBOSA - ADEMIR - DANILO - BELLINI - ORLANDO - VAVÁ - ROBERTO - ROMÁRIO - EDMUNDO - JUNINHO
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _


Bom... chega de escrever por hoje... agora eu vou ler o meu livro!!! Quero me deliciar com os feitos dos nossos craques e com as várias fotos históricas (sem falar das caricaturas...)!







Ah, obrigado ao Roberto Sander pela idealização da ótima Coleção Ídolos Imortais!
Obrigado ao Rodrigo Taves e ao Claudio Nogueira pela obra que produziram a quatro mãos!


2 comentários:

  1. Vou comprar o livro, vou ler..mas fica meu protesto !!!

    10 jornalistas fizeram a seleção, e APENAS 1 CITOU CHICO E NENHUM CITOU LELÉ..SURREAL !!!

    Não dá para confiar mesmo, principalmente em jornalistas que trabalham para as Organizações Globo.

    Meus 10:

    1- Ademir Menezes
    2- Romário
    3- Roberto Dinamite (O jogador)
    4- Edmundo
    5- Lelé
    6- Chico
    7- Barbosa
    8- Juninho Pernambucano
    9- Russinho
    10- Carlos Germano

    Agora, os outros 11 grandes clubes merecem um livro com seus 10 mais, já o Vasco tem que receber um livro com os 100 mais !!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo
    Sensacional este livro e nem sei como vou conseguir. Por aqui em Blumenau é complicado.
    Concordo com o Juninho, os outros clubes, cabem os 10 melhores, mas o nosso vascão o maior clube do mundo 100 jogadores é pouco.
    Mas é assim mesmo cada um tem sua visão de ver as coisas. Eu possuo 3 emblemas entalhado de madeira do Vscão, todas as revistas e um monte de poster.
    Vasco é Vasco o resto é fiasco...que DEUS é brasileiro todo mundo já sabe...mas fiquei sabendo que quano Papa João Paulo esteve no RJ ele confirmou que além de brasileiro DEUS é vascaíno, ou seja o papa dizi assim " Que o Senhor esteja sempre comVAsco"
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história. En Blumenau

    ResponderExcluir