Obs.: Montagem que fiz seguindo o estilo das capas da excelente Coleção Ídolos Imortais |
Retornando!
Após um período bem atribulado, em função das minhas atividades profissionais, pretendo retomar as postagens no blog. E enquanto preparo as homenagens aos Gigantes da Colina, resolvi tratar de um tema difícil: Os dez maiores ídolos da História do Vasco.
Não sei se os amigos que visitam o blog já tiveram a oportunidade de conhecer os excelentes livros da Coleção Ídolos Imortais... É uma obra idealizada pelo jornalista Roberto Sander, publicada pela Maquinária Editora, com o objetivo de preservar a memória de craques do passado. São selecionados os dez maiores ídolos da história de grandes clubes brasileiros a partir de uma enquete com dez jornalistas apaixonados por futebol.
Já foram publicados os livros do Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Internacional, Cruzeiro, São Paulo, Botafogo. O do Grêmio é o próximo lançamento. Comprei todos! É uma boa oportunidade de conhecer melhor a história do futebol no Brasil através de ótimas biografias!
Estou esperando ansiosamente a publicação de “ Os dez mais do Vasco”. Não sei quais serão os 10 craques escolhidos, mas resolvi palpitar... e fiz a minha lista:
- Ademir Menezes (o maior antes do Dinamite! Artilheiro da Copa de 1950)
- Danilo Alvim (O Príncipe!)
- Barbosa (Fantástico goleiro do Expresso da Vitória, apenas O MELHOR!)- Bellini (Capitão do Vasco e da Seleção, eternizado pelo gesto de erguer a Taça Jules Rimet em 1958)
- Roberto Dinamite (o Grande Ídolo! Maior artilheiro do Brasileirão)
- Romário (o grande Gênio da Área na história do futebol mundial)
- Edmundo (Ah, é Edmundo! a torcida é louca por ele. Melhor jogador do mundo em 1997)
- Carlos Germano (Paredão dos anos 90!)
- Juninho Pernambucano (a torcida chama de Reizinho! preciso dizer mais?!)
- Mauro Galvão (Capitão da América em 1998, um dos melhores zagueiros que vi em ação!)
Como é difícil escolher os dez!... outros grandes craques me vieram ao pensamento... Fausto, Ipojucã, Vavá, Orlando Peçanha, Sabará... Certamente muitos vascaínos apaixonados, e que conhecem a história do nosso clube, irão perguntar: “como você deixou fulano fora da sua lista?”. Mas o que posso fazer se tivemos tantos jogadores fantásticos?! Hein?! (rsrs)
Bem, resta aguardarmos a publicação da Maquinária Editora e conferir os dez mais do Vascão na opinião dos jornalistas consultados! (tomara que seja publicado em 2011, pois estou aguardando desde 2008...)
Enquanto isso, gostaria de conhecer a opinião dos amigos. Aqueles que desejarem se manifestar, peço que deixem sua lista dos dez mais publicada nos comentários. Será um prazer ler cada uma!
O Roberto Sander me informou por e-mail a lista dos 10 mais do Vasco. E como ele não pediu sigilo, vou compartilhar.
ResponderExcluirEssa é a lista:
- Ademir Menezes
- Danilo Alvim
- Barbosa
- Bellini
- Vavá
- Orlando Peçanha
- Roberto Dinamite
- Romário
- Edmundo
- Juninho Pernambucano
Cheguei perto. Acertei 8 nomes da lista.
Não havia colocado Vavá e Orlando Peçanha... mas eles foram cogitados, como registrei na postagem.
Ah, de acordo com o Roberto Sander, provavelmente, ainda nesse semestre, teremos a publicação do livro do Vasco desta ótima Coleção Ídolos Imortais.
Ola' Ricardo,
ResponderExcluirEstava sentindo falta dos seus excelentes posts. Bom comeco de ano! Essa lista e' dificilima pois o historico de idolos vascainos nao cabe em apenas dez. E voce esta' de parabens por acertar 8 dos que foram votados para o livro do Sander. Eu nao vou arriscar a minha lista para nao cometer injusticas...
Abracos,
Mauro
Valeu Mauro! Eu estava sentindo falta de atualizar o blog... O tema novo post é de um assunto que sei que não te agrada (montar o time de todos os tempos)...por isso, nem me atrevo a perguntar qual seria sua escalação (risos). Amigo, feliz ano novo pra você também! E que o nosso Vasco conquiste uma Taça esse ano!
ResponderExcluirAbraço
Meus 10 mais (deixando 465 de fora)
ResponderExcluir1- Ademir Menezes
2- Chico
3- Lelé
4- Robeto Dinamite
5- Romário
6- Edmundo
7- Juninho Pernambucano
8- Barbosa
9- Pinga
10- Bebeto
Acho sempre que Chico e Lelé são sempre muito pouco lembrados.Do lado de Ademir, de longe são as peças mais importantes do expresso.Vejo lembrarem as vezes muito mais do Jair e do Danilo, talvez pq o Jajá tenha jogado no Fla e feito sucesso em São Paulo, e pq o Príncipe não veio dos subúrbios e sim do América, mas Lelé e Chico foram em muitas oportunidades mais presentes até que Ademir.
ResponderExcluirAmigo Juninho, gostei da tua lista! Concordo com você: Chico e Lelé, são sim pouco lembrados... Chico pode ser apontado como o maior ponta-esquerda da História do Vasco. Participou de todas as conquistas do Expresso da Vitória... Lelé, meu conterrâneo, tinha um dos chutes mais fortes da época, foi o artilheiro do título invicto no carioca de 1945... Dois grandes nomes!!!
ResponderExcluirVou colocar os 10 que pude ter o prazer em ver alguns jogos e suas histórias.
ResponderExcluir1- Elton
2- Mauro Galvão
3- Barbosa
4- Edmundo
5- Romário
6- Roberto Dinamite
7- Juninho Pernambucano
8- Pedrinho
9- Valdir
10- Chico
1- Andrada
ResponderExcluir2- Mauro Galvão
3- Bellini
4- Ademir Menezes
5- Juninho Pernambucano
6- Edmundo
7- Danilo
8- Roberto Dinamite
9- vava
10-Mazinho
11-Pinga
Alfredo II, Ademir, Lelé, Dinamite, Romário, Barbosa, Bellini, Edmundo, Felipe e Juninho.
ResponderExcluir