quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VASCO DE TODOS OS TEMPOS (parte III)



REVISTA PLACAR - 2006



Em pé: Augusto, Barbosa, Eli, Bellini,Mazinho e Danilo
Agachados: Juninho Pernambucano, Roberto Dinamite, Ademir, Edmundo e Romário
(Revista Placar/2006 - O Time dos Sonhos)

"Para escolher as seleções dos principais clubes brasileiros PLACAR acionou 20 vascaínos. Entre eles estão Aldir Blanc, Antônio Lopes, Lédio Carmona, Nélson Sendas, Francis Hime, Rodrigo Santoro, Roberto Dinamite, Sérgio Cabral... Cada eleitor deu um jeito de "acomodar" seus jogadores prediletos em um esquema tático e ainda.
E o "Time dos Sonhos" ficou com o melhor ataque do mundo! Que defesa no planeta seria capaz de segurar Ademir Menezes, Edmundo, Dinamite e Romário juntos?!" (Placar, 2006 - texto adaptado)



Eis o "Time dos Sonhos":

BARBOSA
AUGUSTO e BELLINI;
ELI, DANILO e MAZINHO
 EDMUNDO, JUNINHO PERNAMBUCANO, ADEMIR, ROBERTO e ROMÁRIO.
(TÉCNICO FLÁVIO COSTA)


"Cinco dos onze jogadores, mais o técnico, vêm do famoso Expresso da Vitória. Os outros, mais recentes, teriam lugar em qualquer equipe do mundo!

BARBOSA, AUGUSTO e BELLINI (o capitão doo supercampeonato carioca de 1958, substituindo Rafanelli); ELI, DANILO e MAZINHO (campeão brasileiro em 1989, no lugar de Jorge, que originalmente formava a linha média vascaína). Lida até aqui, a escalação do melhor Vasco de todos os tempos, apurada nesta enquete, lembra muito a sequência do Expresso da Vitória, o supertime vascaíno dos anos 40 e 50 que, além de ter sido campeão em 1945, 1947, 1949 e 1950, foi a base da Seleção Brasileira na Copa do Mundo daquele último ano. "Foi o melhor time que vi jogar, o que inclui todos os demais clubes e Seleções Brasileiras", testemunha o cantor e compositor Francis Hime.
As coincidências entre a seleção de todos os tempos do Vasco e o Expresso da Vitória não param por aí. Incluem o artilheiro ADEMIR MENEZES, escolhido para o ataque, e também o técnico Flávio Costa, que orientava aquele supertime e foi escolhido como o melhor de todos. Somente do meio para a frente é que o Expresso versão 2006 passa a ser "turbinado" com os nomes bem mais contemporâneos e que inspiram respeito: EDMUNDO, JUNINHO PERNAMBUCANO, ROBERTO DINAMITE e ROMÁRIO.

De todos, o mais votado, como não poderia deixar de ser, foi ROBERTO DINAMITE, com 16 dos 20 votos. "Ele foi vítima de uma tremenda injustiça e cegueira, talvez de críticos que vestiam outra camisa: voltava, defendia, passava com perfeição, foi o jogador moderno que só mais tarde o tempo consagrou", define o compositor Aldir Blanc, de 60 anos. Que faz questão de acrescentar: "Preferi conscientemente, NÃO incluir ROMÁRIO e EDMUNDO porque são tão mercenários quanto bons jogadores".
No entanto, mesmo contra a vontade de Aldir Blanc, o Baixinho e o Animal também acabaram escalados. Para o ator Eri Johnson, ROMÁRIO foi até, ao lado de ROBERTO DINAMITE, o melhor jogador de toda a história do Vasco. - "impossível escolher um só entre os dois." Quanto a EDMUNDO, a participação na conquista do Brasileiro de 1997 é citada com entusiasmo por todos os seus sete eleitores." (texto da Edição Especial da PLACAR "MEU TIME DOS SONHOS")



Obs.:

1- Orlando Lelé quase empatou com Augusto (perdeu por um voto). O mesmo ocorreu na "disputa" entre Marco Antonio e Mazinho;
2- Eli empatou com Mauro Galvão em número de votos, mas a Placar não explicou porque escalou o primeiro. De qualquer modo, a zaga está bem representada!




Confira algumas escalações:

ESCALAÇÃO DE ALDIR BLANC (compositor)
BARBOSA, ORLANDO LELÉ, BELLINI; ELI, DANILO e JORGE;
FRIAÇA, ADEMIR, ROBERTO DINAMITE, VÁLTER MARCIANO e PINGA.
(TÉC. MARTIM FRANCISCO)

ESCALAÇÃO DE ANTÔNIO LOPES (técnico)
ANDRADA, PAULINHO ALMEIDA, BELLINI, ORLANDO PEÇANHA e MAZINHO;
DANILO, JUNINHO PERNAMBUCANO, ROBERTO DINAMITE;
EDMUNDO, ADEMIR e ROMÁRIO.
(TÉC. ANTÔNIO LOPES)

ESCALAÇÃO DE ÁUREO AMENO (radialista)
ANDRADA, AUGUSTO, MAURO GALVÃO, RAFANELLI e MAZINHO;
DANILO, IPOJUCAN e TOSTÃO; ROMÁRIO, ROBERTO DINAMITE e ADEMIR.
(TÉC. FLÁVIO COSTA)

ESCALAÇÃO DE FRANCIS HIME (cantor e compositor)
BARBOSA, AUGUSTO e HAROLDO; ELI, DANILO e JORGE;
SABARÁ, MANECA, IPOJUCAN, ADEMIR e ROMÁRIO.
(TÉC. GENTIL CARDOSO)

ESCALAÇÃO DE LÉDIO CARMONA (jornalista do SPORTV)
ANDRADA, ORLANDO LELÉ, ABEL, MAURO GALVÃO e PEDRINHO;
DANILO, JUNINHO PERNAMBUCANO e ROBERTO DINAMITE;
EDMUNDO, ADEMIR e ROMÁRIO
(TÉC. FLÁVIO COSTA)

ESCALAÇÃO DE MARTINHO DA VILA (cantor e compositor)
BARBOSA, AUGUSTO e RAFANELLI; ELI, DANILO e JORGE;
FRIAÇA, MANECA, IPOJUCAN, JAIR ROSA PINTO e CHICO.
(TÉC. FLÁVIO COSTA)

ESCALAÇÃO DE NÉLSON SENDAS (empresário)
ANDRADA, ORLANDO LELÉ, MOISÉS, MIGUEL e MARCO ANTÔNIO;
PERES, JUNINHO PERNAMBUCANO e JUNINHO PAULISTA;
EDMUNDO, ROBERTO DINAMITE e ROMÁRIO.
(TÉC. ANTÔNIO LOPES)

ESCALAÇÃO DE ROBERTO DINAMITE
BARBOSA, ORLANDO LELÉ, DONATO, ORLANDO PEÇANHA e MARCO ANTÔNIO;
ELI, GEOVANI e DIRCEU; ROBERTO DINAMITE, ADEMIR e ROMÁRIO.
(TÉC. OTO GLÓRIA)

ESCALAÇÃO DE RODRIGO SANTORO (ator)
CARLOS GERMANO, LUIZ CARLOS WINCK, BELLINI, MAURO GALVÃO e FELIPE;
JUNINHO PERNAMBUCANO, GEOVANI e ROBERTO DINAMITE;
EDMUNDO, BEBETO e ROMÁRIO.
(TÉC. ORLANDO FANTONI)

ESCALAÇÃO DE SÉRGIO CABRAL (jornalista e escritor)
BARBOSA, AUGUSTO e WILSON; ELI, DANILO e JORGE;
FRIAÇA, MANECA, HELENO DE FREITAS, ADEMIR e CHICO.
(TÉC. TIM)


Interessante observar/comparar alterações nas escalações que alguns eleitores fizeram entre 1994 e 2006... Enquanto Martinho da Vila praticamente repetiu o time (só trocou o Ademir por Jair), o radialista Áureo Ameno trocou seis. Já o Dinamite sacou Ricardo Rocha, Mazinho, Zé Mário, Bebeto e Vavá e colocou nos seus lugares Donato, Marco Antônio, Eli, Geovani e Dirceu. O grande vascaíno Sérgio Cabral mudou sete! E também alterou o esquema tático. A conclusão é a seguinte: é muito difícil escalar o Time dos Sonhos! Podemos imaginar várias escalações, formando grandes equipes e com diversos esquemas pois são muitos "Os Gigantes da Colina"!!!



Fonte:
Revista PLACAR, Edição 1301-B, 2006, Especial "MEU TIME DOS SONHOS".

3 comentários:

  1. Esse time é excelente. Alguns jogadores só conheço por causa da história. Mas no retrospecto do futebol contemporâneo, por ter jogado na mesma posição do Mazinho, que foi um dos melhores laterais que já vi jogar, acho que o Felipe pela quantidade de conquistais que tem com a camisa cruz-maltina merece o lugar na lateral-esquerda desse time. E colocaria o Germano no Gol

    ResponderExcluir
  2. 1-carlos germano 2-mazinho 3-ricardo rocha 4-mauro galvao 5-dunga 6felipe 7-bebeto 8-arturzinho 9-robeto dinamite 10-edmundo 11-romario

    ResponderExcluir
  3. selecao do rio de todos os tempos; 1-julio cezar 2-jorginho 3-aldair 4-mauro-galvao 5-dunga 6-branco 7-bebeto 8-felipe 9-djalminha 10-zinho 11-romario tec;antonio-lopes

    ResponderExcluir